AVON | CONSULTORIA, PESQUISAS E PALESTRAS
Consultoria, pesquisas e palestras sobre a História/Trajetória do Feminino, a História/Trajetória da Beleza e a História/Trajetória da marca Avon: desenho metodológico, formação de equipe, estudo bibliográfico e desk research, condução de palestras. 
Projetos para dar insumos às iniciativas de branding e reposicionamento global da Avon. Os trabalhos tinham como objetivo estudar e compartilhar referências (conceituais e estéticas) por trás de diversas noções de Feminino e Beleza ao longo da história da humanidade. 2023 e 2024.
*Imagens que ilustram o relatório entregue: Vênus de Milo, Hervé Lewandowski. Deusa Xõchiquetzal, Codez Telleriano-Remensis. Angela Davis, 1974, Everett Collection
YUNUS NEGÓCIOS SOCIAIS | MENTORIA E PESQUISA PARA INOVAÇÃO SOCIAL
Mentoria e pesquisa: desenho metodológico, formação de equipe, campo com desk e entrevistas a especialistas, desenho e condução de workshops. Mapeamento de dores, problema social e oportunidades para criação de negócio social.
Trabalhos para Yunus Negócios Sociais em etapa de diagnóstico para identificação de dores e problemas sociais geradores de oportunidades para criação de negócio social para clientes de categorias de negócio como energia, serviços financeiros, farmacêutica e cosméticos. 2021 a 2024.
*Imagem: Citação de especialista em relatório analítico entregue
GLOBO.COM | CONSULTORIA PARA PESQUISA - COMPORTAMENTO ATUAL E FUTURO DE ADOLESCENTES
Consultoria para pesquisa: entendimento do briefing, desenho metodológico, formação de equipe, treinamento de time interno do cliente, consultoria para redação de roteiros e análise dos resultados. 
Trabalho de consultoria como apoio e orientação a time interno de inovação e experiência da globo.com. A pesquisa teve como objetivo mapear os comportamentos atuais e futuros de adolescentes brasileiros com relação a entretenimento e vida digital. 2023 e 2024.
*Imagem: Imagem ilustrativa, obra do artista paraense Éder Oliveira
VBANK | PESQUISA DE VIABILIDADE MERCADOLÓGICA COM FOCO NO CO E N DO BRASIL
Pesquisa de viabilidade mercadológica: desenho metodológico, formação e coordenação de equipe, desk research, entrevistas em profundidade com público potencial, análise dos dados, redação e apresentação de relatório.
Realização de pesquisa de viabilidade mercadológica e teste de produtos para instituição financeira focada nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. O trabalho foi pedido e acompanhado por fundadores da empresa e tem como objetivo nortear as decisões estratégicas de lançamento dos produtos. 2023 e 2024.
*Imagem: Página de relatório apresentado
AGRO.BR | PESQUISA DE AVALIAÇÃO DE PROJETO
Pesquisa de avaliação de projeto: desenho metodológico, formação e coordenação de equipe, grupos de discussão com parceiros internos, grupos de discussão com participantes do projeto, formulário quali-quanti, análise dos dados, redação e apresentação de relatório.
Realização de pesquisa para avaliação de projeto que capacita e prepara produtores rurais brasileiros para a exportação de seus produtos. Foi realizada pesquisa de avaliação em dois momentos distintos, com o objetivo de apoiar o time do projeto na revisão da estratégia e ações do Agro.BR. 2022 e 2024.
*Imagem: Página de relatório apresentado
WHERE IS MY TRANSPORT | CONSULTORIA E PESQUISA - JORNADAS DOS USUÁRIOS
Consultoria e pesquisa: direção e desenho metodológico, formação de equipe, diário etnográfico online, análise, relatório final.
Trabalho de consultoria e pesquisa para a área de inovação do Where is my Transport. Realizado em 2021, o estudo tinha o objetivo de mapear a jornada de mobilidade de pessoas moradoras das periferias da cidade de São Paulo. Para isso, foi desenhada metodologia contando com sessões de trabalho e diários etnográficos online preenchidos e compartilhados pelos usuários. 
*Imagem: Fotos enviadas por usuários em diário online
GRUPO DASA | CONSULTORIA E PESQUISA - MAPEAMENTO DE JORNADAS
Consultoria e pesquisa para mapeamento de jornadas: direção e desenho metodológico, formação e capacitação de equipe, consultoria para times internos, entrevistas em profundidade com público interno e pacientes, sessões de workshop com colaboradores, análise, relatório final.
Em 2021, trabalho de consultoria e pesquisa para o Grupo com o objetivo de revisar e aprofundar o mapeamento de jornadas de experiência de colaboradores e pacientes nos diversos serviços entregues pela Dasa (diagnóstico, análises clínicas, vacinação) no atendimento domiciliar ou em clínicas.
Foram utilizadas ferramentas da etnografia digital e design thinking para desenhar as ferramentas de interação online. O resultado do trabalho apresenta 8 jornadas revistas com suas dores e oportunidades e é a principal base para definição da linha de inovação em produtos e serviços digitais do Grupo Dasa nos próximos anos.
*Foto: Sessão de capacitação da equipe DASA para o campo da pesquisa
TERRA FLOR AROMATERAPIA | CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E CULTURA
Consultoria em comunicação e cultura: pesquisa, curadoria, direção estratégica, articulação de parcerias, conteúdo.
Em 2020 e 2021, em parceria com Heloísa Rocha, trabalho de consultoria diretamente para os sócios fundadores e parceiros de comunicação de uma das mais respeitadas empresas de aromaterapia do Brasil, a Terra Flor. O foco do trabalho é fortalecer a marca a partir das virtudes de sua história: rigor técnico, cultura e sustentabilidade. 
*Foto: Mayra Fonseca em imersão de trabalho, imagens da campanha Pra onde os aromas vão te levar?
NUBANK | CONSULTORIA E PESQUISA ETNOGRÁFICA 
Consultoria e pesquisa etnográfica: palestra, direção e desenho metodológico, treinamento e direção de equipe de pesquisadoras, sessões de trabalho com diversas equipes da empresa, moderação e campo de pesquisa, análise, relatório final.
Em 2020, durante os seis principais meses da crise da Covid-19 no Brasil, consultoria e direção de pesquisa etnográfica para identificar necessidades de pessoas brasileiras com relação a dinheiro e soluções financeiras e tecnológicas. A amostra de pesquisa contemplou participantes em todas as regiões do Brasil com recrutamento focado em representatividade e diversidade. 
Toda a metodologia, inicialmente desenhada para acontecer de forma presencial, foi agilmente adaptada para interações online sem prejuízo da qualidade e quantidade da informação coletada. Esse conjunto de informações compõe o principal banco de dados para a empresa planejar suas inovações nos próximos 5 anos. Os principais achados da pesquisa foram consolidados e traduzidos para a linguagem utilizada pelos times internos.
*Imagens enviadas em diário etnográfico online por pessoas pesquisadas
GOL | PESQUISA ETNOGRÁFICA JORNADA DO USUÁRIO 
Consultoria em pesquisa: desenho de metodologia e ferramentas de campo, treinamento da equipe de pesquisadores, campo, análise, redação de relatório final
Durante o ano de 2019 e em parceria com a FutureBrand, desenho metodológico da etnografia do voar em diferentes trechos de vôo operados pela Gol no Brasil, América do Sul e Estados Unidos. 
O projeto atendia às demandas das áreas de branding e experiência do cliente e o objetivo era identificar a jornada do voar a partir do ponto de vista dos passageiros e, por isso, a pesquisa consistiu em observações participantes com a equipe de pesquisadores voando ao lado dos clientes Gol.
*Fotos: Mayra Fonseca
THOUGHTWORKS, OLABI, PRETALAB | PESQUISA #QUEMCODABR: PLANEJAMENTO, CAMPO E ANÁLISE
Consultoria em pesquisa: desenho de metodologia e ferramentas de campo, acompanhamento do campo, análise, redação de relatório final. 
O objetivo do estudo era responder às seguintes perguntas: O que é diversidade, segundo as pessoas que trabalham com tecnologia no Brasil? As equipes de trabalho apresentam características de diversidade? Segundo as pessoas que trabalham com tecnologia no Brasil, como a diversidade de uma equipe impacta no seu trabalho?
Os dados foram coletados via questionário online entre os meses de novembro de 2018 e março de 2019, somando um total de 693 respondentes: pessoas que trabalham com tecnologia em 21 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.
Para baixar o relatório completo do estudo, veja o link do PretaLab / Olabi.
*Fotos de divulgação
UICN, WWF, FAO, ONU MEIO AMBIENTE | CONSULTORIA: IMERSÃO, PESQUISA, PLANEJAMENTO E MARCA
Consultoria: coordenação de equipe formada por economista e pela designer Mariana Antonoff, imersões de pesquisa em áreas protegidas da Amazônia (Acre - Brasil, Peru, Bolívia) com entrevistas a líderes locais e parceiros, diagnóstico sobre produtos da socio-biodiversidade feitos pelas comunidades, criação de marca para produtos, definição de estratégia de rede e comunicação para comercialização dos produtos.
Projeto para as áreas de branding e geração de renda das organizações. Entrevistas e vivência etnográfica, articulação com parceiros, oficinas, definições estratégicas, redação de relatórios em português e espanhol. Todo o trabalho foi realizado no ano de 2018.
*Fotos: Mayra Fonseca
THOUGHTWORKS | PESQUISA DE MERCADO
Pesquisa: desenho metodológico, realização de entrevistas, análise, relatório, apresentação.
Em parceria com Mariana Antonoff, projeto de pesquisa realizado no ano de 2018 para uma das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo, a ThoughtWorks. O objetivo do trabalho era identificar as oportunidades para a empresa em diversos países da América Latina.
*Imagem de documento de apresentação
NATURA | PROJETO MARCA
Direção geral, desenho de metodologia, formação de time com dez pessoas e gestão de projeto de marca: etnografia, articulação, cocriação, branding.
Durante cinco meses em 2017, uma equipe de criativos se reuniu com empreendedores em periferias brasileiras e também em sessões de trabalho semanais. Atendendo às necessidades da equipe de branding, o desafio era projetar um novo futuro para umas das marcas da Natura e para as pessoas com quem ela se relaciona.
*Fotos: Caio Palazzo
NATURA | PESQUISA ETNOGRÁFICA
Coordenação de projeto de pesquisa.
Projeto para as áreas de comunicação e branding. Entrevistas em profundidade e gravação de vídeo etnográfico com jovens que vivem a cultura da marca, no ano de 2017.
*Fotos: Caio Palazzo
TERRAMUNDI VIAGENS | PESQUISA E ARTICULAÇÃO CULTURAL
Pesquisa e articulação.
Em 2016, projeto de pesquisa para mapeamento de roteiros e parceiros para desenvolvimento de eixo de turismo cultural e comunitário no Brasil. A pesquisa deu insumos para a criação de produtos e serviços da empresa.
*Imagens: pesquisas Brasis
DATATÁXI | PESQUISA ETNOGRÁFICA
Desenho de metodologia, recrutamento e coordenação de equipe, implementação de piloto e avaliação.
Pesquisa etnográfica inovadora em táxis na cidade de São Paulo no ano de 2015 (antes da chegada de serviços como Uber ao Brasil), com o objetivo de entender como a população se envolvia com temas de interesse público que eram manchetes dos meios de comunicação nas semanas do estudo. Projeto criado pela Nova/SB e selecionado pela Conferência EPIC 2015 (Ethnographic Principles to Create Business Value).
*Vídeo de divulgação
FEITO BRASIL | DESENVOLVIMENTO COLEÇÃO SIMPÁTICA DE VER O PESO
Consultoria e pesquisa.
Projeto de pesquisa e imersão realizado em 2015 para desenvolvimento de linha de produtos. A Coleção Simpática de Ver o Peso valoriza a cultura das erveiras do mercado público em Belém (PA). A Feito Brasil é uma empresa brasileira de cosméticos, reconhecida pela produção artesanal e vegana e pelos diversos prêmios em empreendedorismo feminino.
*Imagens de divulgação
DRINKFINITY | COMUNIDADE E CASA PARA VIVÊNCIA ETNOGRÁFICA
Gestão de equipe de planejamento e comportamento e desenho metodológico.
Coordenação de projeto de pesquisa etnográfica e pré-lançamento de Drinkfinity no Brasil e na América Latina. Trabalho para o departamento de inovação da PepsiCO, realizado com a LiveAD em 2013 e 2014.
*Imagens de divulgação
ONU | REDE SOCIAL PLUS SOCIAL GOOD
Planejamento.
Trabalho de planejamento da rede social Plus Social Good (Organização das Nações Unidas / ONU) para jovens transformadores com foco no Brasil. O trabalho foi realizado em conjunto com as equipes da LiveAD e Profile, em 2013.
*Vídeo de divulgação
SC JOHNSON | PAINEL ETNOGRÁFICO E DIGITAL
Cogerenciamento, desenho de metodologia, campo, análise e apresentação para cliente.
Painéis etnográficos sobre o feminino e o lar, realizados com grupos de mulheres das classes populares para a o departamento de produtos de cuidado com a casa da SC Johnson. Foram implementados cinco painéis entre os anos 2011 e 2014 no Brasil, na Argentina e no México. Cada painel tinha duração mínima de quatro meses de vivência etnográfica, incluindo o contato em plataforma digital especialmente criada para o projeto, entrevistas domiciliares, grupos de discussão, invasão de cenário e oficinas de cocriação.
*Imagens enviadas por mulheres via celular através de plataforma digital
Back to Top